28/05/2012

Biscoitinhos de Nutella

Um comentário :
Quando coloquei os olhos nesses biscoitinhos eu não resisti e convidei uma querida amiga para dividir a receita aqui no blog. Para a minha surpresa, a receita é muito simples! São apenas TRÊS ingredientes!


Eu ainda não tive a oportunidade de testar esta receita, mas estou louca para experimentar. Só imagino que delícia não deve ficar... afinal, nutella é bom demais da conta né!

Além disso, fica a dica da Pri, que fez esses lindos biscoitinhos para servir num Chá de Bebê, um charme não é mesmo?


E quem fizer vem correndo me contar como ficaram tá!





Biscoitinhos de Nutella


Você vai precisar de:

1 Ovo
1 1/2 xícara de Farinha de Trigo
3 colheres de sopa (generosas) de Nutella


Preparo:

1. Misture todos os ingredientes com uma colher em uma tigela. Depois, com as mãos, misture até que fique uma massa homogênea e desgrude das mãos.


2. Pré aqueça o forno.


3. Você pode fazer os biscoitos enrolando em bolinhas e dando uma leve achatadinha com o dedo. Se for usar cortadores, abra a massa com as mãos mesmo, sem deixar muito fina, e corte com o cortador que preferir. Asse em formas cobertas com papel manteiga, por cerca de 10 minutos em forno médio (se forem feitos em bolinhas, o tempo pode ser maior, de 15 a 20 minutos). Fique de olho para não passar do ponto.


Os biscoitos ficam bem crocantes e deliciosos, mas se sobrarem para o dia seguinte, devem ser conservados em um recipiente bem fechadinho.


A Pri comprou o cortador dela (lindo) em uma lojinha no vão central do Mercado Público de Florianópolis (acho que foi na Espinosa), e custou apenas R$ 3,00. Tem diversos modelos.




21/05/2012

Ovos Mexidos Light

2 comentários :
Antes de apresentar a receita de hoje, gostaria de explicar o nosso "sumiço" do blog. Nos últimos meses não conseguimos manter a frequência das receitas e das postagens, e isso tem sim uma explicação...


O blog nasceu de uma ideia minha e dos meus cumpadres, mas quem publica nele sou eu, Patrícia. Nas últimas semanas eu realmente nem tive tempo de cuidar do blog, nem entrar na cozinha eu consegui. Isso porque o dia do meu casamento está chegando, e cada vez mais tenho que cuidar dos detalhes deste dia tão lindo! E ainda tem tudo que envolve uma casa nova...


Bom, por isso o blog vai diminuir o ritmo, mas não vamos desistir dele, e espero que vocês continuem nos visitando também. A situação é temporária, e eu estou louca para estrear novas panelas na minha nova vida de casadinha... 


Contamos com a compreensão de todos os queridos amigos que nos seguem e acompanham nosso blog sempre!


...


Essa receita eu vi uma vez num folhetinho com sugestões de receitas light do Vigilantes do Peso. Como eu adoro ovos, fiz e adorei!

Sempre que eu estou em casa com fome, preguiça e sem nada pronto para atacar, procuro fazer esses ovos mexidos.

Então se você está de dieta, ou querendo manter o peso, essa é uma dica bem fácil e gostosa para seu jantar. Garanto que você vai aprovar!



Ovos Mexidos Light
Serve 1 pessoa

Você vai precisar de:

1 Ovo
1 Salsinha Light Peito de Peru
1/4 de Cebola fatiada
1/3 de xícara de Leite Desnatado
Sal e Pimenta


Preparo:

1. Cozinhe a salsicha e depois pique-a em cubinhos. Reserve.

2. Bata os ovos e junte o leite. 



3. Aqueça uma frigideira anti-aderente e unte com um pouco de azeite.  Refogue a cebola e a salsicha e tempere a gosto com sal e pimenta. Deite a mistura de ovos e espere um pouco para começar a mexer. Quando estiver todo cozido, desligue o fogo e sirva.




09/05/2012

Mesa { Bem } Posta

4 comentários :
É bem comum quando alguém que gosta de cozinhar, também goste de receber amigos e familiares em casa, com uma bela mesa montada.

Eu simplesmente amo uma bela mesa montada, e estou contando os dias para que nosso apartamento fique pronto e eu possa enfeitar a mesa para receber minhas visitinhas. Acho um charme e é também um carinho para com as suas visitas.

Nem sempre montar uma bela mesa exige muitas peças decorativas, ou louças caras, embora muitos pensem ao contrário. É bem possível arrumar uma linda mesa com o que já temos em casa. Para isso, é importante ter alguns itens que fazem toda a diferença, como guardanapos de tecido, flores e velas. Itens simples e relativamente baratos, mas que fazem toda a diferença.

Eu me apaixonei de uma forma absurda pelos guardanapos de tecido. Tudo começou quando ganhei daminha mãe os tradicionais guardanapos branquinhos, depois comprei alguns em tom fendi e verde, e até me aventurei costurando eu mesma na máquina de costura (não é tarefa fácil se você não sabe lidar com a bichinha...). Por fim, tenho outros tantos tecidos guardados para pedir para uma costureira fazer um dia para mim. Na minha opinião, eles já dão uma boa enriquecida na mesa.

A arrumação do guardanapo na mesa pode ser feita de muitas maneiras, existem diversas dobraduras que você pode fazer (o google te ensina várias), ou você pode usar porta guardanapos, que dão um charme na mesa. Existem modelos prontos, combinando com o sousplat, e até modelos artesanais lindos - já ganhei alguns de Natal super fofos para estrear este ano! E com a sua louça e uma linda toalha ou trilho de mesa deixam sua mesa com cara de festa. 


Se você não tiver, ou não quiser usar toalhas e trilhos, outra opção é usar sousplat, que podem ir diretamente na mesa, ou sobre as toalhas, você escolhe. E para este item também existem alternativas bem em conta. Pode ser de tecido simples, de patchwork, de crochê (olha que fofo o modelo abaixo), madeira, vidro, porcelana, miçangas, rattan... enfim, são muitos os estilos. Para economizar, eu também já fiz sousplat! Comprei os discos de madeira (encontrado em lojas de artesanato) e costurei - a mão - capinhas de tecido! 

Agora só basta você saber arrumar a mesa direitinho, tirar as louças lindas do armário e montar uma mesa bem digna para a sua mãe no almoço de domingo! Vou deixar algumas sugestões para vocês!



O modelo acima é o mais formal, e você pode retirar peças caso não vá utilizar, por exemplo, se não servir peixe, pode retirar os talheres indicados para este prato.


E abaixo outras opções para diversas refeições. Em sentido horário: Café da manhã, almoço, modelo europeu para almoço/janta, brunch, modelo formal (mostrado acima), e jantar.



Simples, com guardanapo estampado dobrado sobre o prato
Guardanapos coloridos, dobrado ao comprido abaixo do prato, com um trilho de mesa
Guardanapo Xadrez, dobrado ao lado do prato
Guardanapo de pois, dobrado estilo envelope para acomodar os talheres
Com sousplat de rattan sobre jogo americano e taças bico de jaca (adoooro)


Porta Guardanapo feito com uma argola de madeira e detalhe de alecrim, um charme né?


Combinação de Jogo Americano de tecido, sousplat de rattan, guardanapo branco e porta guardanapo de madeira


 Jogo Americano de tecido pathwork e sousplat de rattan


Sousplat de rattan sobre mesa branca, guardanapo branco e porta guardanapo de limões


Combinação de Jogo Americano de tecido, sousplat de rattan, guardanapo e porta guardanapo com flores. Reparem no copinho com mini arranjo verde em cada jogo americano.


Combinação de Jogo Americano amarelo, sousplat de rattan, guardanapo e porta guardanapo de madeira. Novamente o copinho com mini arranjo verde em cada jogo americano.


Mesa clássica e estremamente chic. Aqui a louça é a grande protagonista... Reparem na espumante sobre uma peça de cristal, para não molhar a mesa!


Guardanapos com acabamento em richelieu, muito chic! Com um modelo de porta guardanapo bem simples de fazer!
Outro modelo de porta guardanapo de flores simples de fazer!
Morri de amores por essa! Com sousplat e porta guardanapo em flor de crochêt! Um charme né? Aqui também tem outro elemento que eu adoro: combinar dois guardanapos de cores diferente.



Fontes: 1. More Fashion Makeup; 2. Pinterest; 3. Ruffled; 4. L&O; 5. Amarelo Ouro; 6. The Knot ; 7-8. Vestida de Noiva; 9 - 16. Casamenteiras.; 17. Meu dia D.

08/05/2012

Soufflé de Queijo Gruyère

Um comentário :
Depois que me arrisquei no mundo dos soufflés fazendo este delicioso Souflé de Chocolate, fiquei morrendo de vontade de experimentar um salgado. E o eleito para a minha estreia foi este, de Queijo!

Embora pareça ser uma receita complicada de fazer, o soufflé é relativamente simples, tendo alguns segredinhos importantes (o principal ée meio difícil de conseguir fazer): não fazê-lo sofre um choque término ao sair do forno! Neste caso, me saí melhor no de chocolate, neste de queijo ele murchou mais rapidamente, mas ainda assim ficou com uma crosta crocante e fofinho e aerado por dentro... e muito gostoso.


Outras dicas para conseguir um lindo soufflé, do chef Raphael Durand Despirite, especialista e dono desta receita:


1. Todo Soufflé deve ter uma base. Nos salgados geralmente usa-se o molho béchamel bem encorpado e bem cozido, para não ficar com gosto de cru. No caso dos doces, usa-se como base o creme de confeiteiro.


2. As gemas devem ser acrescentadas uma a uma à base, sem parar de mexer, pois se o creme estiver quente e forem todas adicionadas juntas, pode se transformar num omelete.


3. É recomendável que os recheios ou aromatizantes do suflê sejam marcantes. Isso porque o acréscimo das claras batidas tende a diluir o sabor. Os ingredientes mais comuns são queijos, especialmente o gruyère e o emmenthal, frutos do mar ou carnes cozidas bem picadas, vegetais, verduras frescas e cogumelos.

4. Bata bem as claras em neve na batedeira. O resultado deve ser uma espuma de claras com bolhas de ar minúsculas. Quanto menores as bolhas, mais firme será a mistura e mais resistente à temperatura do forno. Uma pitada de sal ajuda a estabilizar a consistência.
5. Ao adicionar as claras batidas à base, use uma escumadeira. “É o utensílio mais apropriado para não quebrar a leveza da mistura”, avalia Despirite.
6. Use ramequins (fôrmas) untados com manteiga (para que não grudem) e polvilhados (para que cresçam facilmente). Os redondos, em porções individuais, distribuem melhor o calor e mantêm o suflê fofinho por mais tempo. A massa deve ser colocada cuidadosamente nas fôrmas com uma colher ou uma concha, para evitar que as bolhas de ar se desfaçam. Encha apenas dois terços, para que não transbordem.
7. Asse os suflês assim que as claras forem incorporadas à base. Antes de levar ao forno faça uma crosta (de queijo, para os salgados, e de açúcar, para os doces) e limpe as bordas dos ramequins para que o crescimento seja uniforme.
8. Coloque os suflês imediatamente no forno pré-aquecido, em potência máxima (220º C). Não mexa nos suflês enquanto assam. A queda de temperatura quando se abre a porta do forno é suficiente para afetar a receita. Com o calor, o ar contido nas bolhas da clara em neve se expande e, consequentemente, faz crescer o volume da massa.
9. Retire quando os suflês estiverem dourados e crescidos. O tempo médio de cozimento costuma ser de dezesseis a dezoito minutos. O modelo ideal de forno para o suflê é aquele que oferece calor por todos os lados. “O forno caseiro geralmente emite calor apenas na parte de baixo. A dica é colocar pedras refratárias nas laterais da prateleira do forno, para que a temperatura se distribua uniformemente”, revela o chef.
10. Para verificar o ponto do suflê, coloque delicadamente um palito na lateral. Assim como fazemos com bolos, o palito deve sair seco. Sirva o suflê imediatamente



Você pode fazer em uma forma maior ou em ramequins específicos para soufflés. Sirva acompanhado de um grelhado, com alguma saladinha. 





Soufflé de Queijo Gruyère
Serve 4 pessoas:


Você vai precisar de:

  • Para o molho béchamel:
  • 400 ml de Leite
  • 10 gr de Cebola Brunoise
  • 35 gr de Manteiga
  • 1 folha de louro
  • 35 gr de Farinha
  • Sal e noz-moscada a gosto

  • Para o souflê:
  • 250 gr de bechamel
  • 100 gr de Queijo Gruyère 
  • 3 Gemas 
  • 4 claras
  • 40 gr de Queijo Parmesão ralado 
  • Manteiga para untar
    Farinha para untar

    Para os Filés:
    4 escalopes de Contra Filé
    Alho picado
    Alecrim
    1/4 de xícara de whisky
    1 colher de sopa de Cebola Brunoise
    Sal e Pimenta do Reino
    Manteiga 
    Azeite

    Preparo: 

    1. Pré aqueça o forno.

    2. Comece pelo molho béchamel, veja o preparo aqui. Assim que engrossar, baixe o fogo e adicione o queijo gruyère ralado e mexa até que o queijo derreta. Em seguida, adicione as gemas uma a uma, sem parar de mexer, formando um creme homogêneo. Reserve.


    3. Batas as claras em ponto de neve, com uma pitada de sal, que ajuda a estabilizar as claras. Com uma escumadeira, pegue porções de claras e incorpore-as à massa de queijo, delicadamente, mexendo com um fouet, de baixo para cima.


    4. Unte as formas com manteiga e farinha (uma média ou 4-6 ramequins, vai depender do tamanho). Coloque a massa até que preencha 2/3 da forma, se colocar mais que isso pode transbordar. Polvilhe com queijo ralado e leve para assar em forno a 220 graus. Assim que eles crescerem e estiverem douradinhos em cima, desligue o forno e retire-os com cuidado do forno. O tempo médio no forno varia entre 15 a 20 minutos. Sirva imediatamente.


    5. Para os filés: Temperei os escalopes de carne com sal, pimenta do reino, alho picado e alecrim. No grill com um pouco de manteiga e um fio de azeite, grelhei os escalopes com uns 2 ramos de alecrim. No mesmo grill, deglacei o fundo com 1/4 de xícara de whisky, juntei mais uma colher de manteiga misturada com 1/4 de cubo de caldo d carne e uma colher de sopa de cebola picada. Junte 1/3 de xícara de água e retirei os ramos de alecrim antes de servir.


    Servir os escalopes com o molho por cima.



03/05/2012

Bolo de Carne

4 comentários :
Esta é uma das receitas preferidas do meu noivo, e a receita é da minha sogra.


Para a minha sorte, o prato é muito simples e rápido de fazer, além de ficar muito gostoso também.


Sempre servimos acompanhado de arroz com Farofa de Cebola Queimada, acreditem, fica perfeito!


A receita é perfeita para quando você quer deixar uma comidinha pronta na geladeira e agrada todo mundo.






Bolo de Carne
Serve 6 pessoas


Você vai precisar de:

500 gr de Carne moída (Patinho, Alcatra ou Coxão Mole)
5 Batatas médias
1 Cebola ralada
100 gr de Queijo Parmesão Ralado
3 colheres de sopa de Manteiga
1 Ovo
Sal e Pimenta do Reino



Preparo:

1. Cozinhe as batatas sem sal. Faça um purê com o ovo, 1 colher de sopa de manteiga e 2/3 do queijo ralado.

2. Tempere a carne moída com a cebola ralada, sal e pimenta do reino a gosto. Misture a carne com o purê.

3. Unte um refratário com manteiga e distribua a massa de carne uniformemente. Regue com o restante da manteiga derretida e polvilhe o queijo reservado. Leve ao forno médio-alto, por cerca de 30 minutos, até que fique dourado em cima.




Poderá também gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...