Ciabatta com Tomates assados e Pancetta

E já é segunda-feira, de novo! Nossa, como o tempo voa... aqui pelo menos é assim que tenho sentido. As últimas semanas foram de muito trabalho fora da cozinha, por isso mal tive tempo de ficar nela preparando algo gostosinho. Mas chegando no final do mês sempre sobra um tempinho para eu poder reorganizar a minha vida e dar um gás aqui no bloguinho também, que teve que diminuir o ritmo nas últimas semanas.

Mas vamos falar do que interessa aqui... A receita de hoje é na verdade uma dica de um lanche delicioso para aqueles dias em que você quer comer algo bem gostoso e prático. Foi assim que eu estava me sentindo quando preparei este sanduiche de Ciabatta, numa noite de domingo de muita preguiça!

Na verdade, sanduíches são uma ótima alternativa de lanches, podendo ficar deliciosos com infinitas combinações. Aprendi muito sobre como preparar um sanduíche delicioso e lindo quando morei em San Diego e trabalhei no Subway.

Então, naquele dia eu e o Pedro, meu noivo, passamos na nova e super charmosa padaria da cidade, a La Padá, e trouxemos para casa um delicioso e fresquinho Pão Ciabatta (super recomendo os pães da La Padá). Eu estava numa onda de tomates assados e temperados e tinha em casa umas fatias de pancetta (lembra que contei delas aqui?).

Enfim, juntando tudo isso, resultou num delicioso lanche.

Sobre o Pão Ciabatta: é uma variedade de pão italiano, em formato retângular, por isso seu nome, que significa chinelo/pantufa. É um pão branco, alongado e achatado e enfarinhado antes de assar. Deve ter a crosta levemente crocante e pouco dourada. É muito consumido em sanduíches e paninis, sua forma tostada, mas é ótimo em sopas também.


Ciabatta com Tomates assados e Pancetta
Serve 1 pessoa

Você vai precisar de:

1 pão Ciabatta
2 tomates maduros
1 dente de alho
6 fatias de Pancetta (ou bacon)
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa rasas de creme de cebola
1 xícara de queijo mussarela ralada
1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
1/3 de xícara de queijo emmenthal ralado
Manjericão 
Sal

Preparo:

1. Acenda o forno. Tire a 'tampinha" dos tomates, corte-os em 4  gomos e retire as sementes. Arrume-os em uma forma untada com azeite, com a casca para baixo. Tempere com sal, alho ralado e manjericão e leve ao forno por 10 minutos, até que amoleçam, sem queimar. Eu usei o manjericão seco, se for usar o manjerião fresco, coloque-o depois que tirar do forno.

2. Em uma panela, coloque o leite e desmanche o creme de cebola. Quando aquecer, junte o parmesão, o emmenthal e metade do queijo mussarela. Mexa até derreter os queijos e reserve.

3. Em uma frigideira ou grill com um fio de azeite, grelhe as fatias de pancetta. Depois coloque as fatias do pão para grelhar no mesmo azeite da pancetta.

4. Montagem: Coloque uma camada genorosa de creme em uma das fatias do pão, 3 fatias de panceta, metade dos tomates assados, 3 fatias de pancetta, o restante do queijo mussarela e a outra metade dos tomates.



3 comentários:

  1. Parece ótimo o seu sanduba :)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  2. esses tomates me deram água na boca!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deve ser mto bom! Onde se compra panceta em floripa?

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.