13/07/2011

Sopa e Creme de Lentilha

Frio, frio e mais frio...

Já contei que tenho dois filhos?? Um menino de 7 anos e uma menininha de 1 ano e essa figurinha em especial adora lentilhas e abóbora... e foi pra ela que acabei por desenvolver essa receita de sopa de lentilha, como nossa casa não é feita só de bebezinhos e para os adultos de plantão a sopa do neném vira um delicioso creme.

Algumas pessoas preferem sopa por não gostarem do creme de leite e eu não posso mentir porque na verdade o gosto fica completamente diferente.

Tem muitos mitos a respeito da lentilha e por conta deles muitas pessoas acabam só cozinhando a coitada no ano novo... aqui em casa a lentilha foi desmistificada e acaba vindo para a mesa praticamente todas as semanas...

Essa sopa/creme é super simples de fazer e não precisa deixar lentilha nenhuma de molho... fica macia e saborosa, eu garanto, indo do saquinho direto para panela (lavar é aconselhável)...

Vamos provar?


Sopa de Lentilha 
 Serve 6 pessoas

Você vai precisar de:

1 xícara de lentilha
250 gr de carne da sua preferência
½ abobora de pescoço
2 batatas médias
1 tablete de caldo de carne
Sal e tempero verde a gosto


Preparo:

1. Lave a lentilha, não precisa deixar de molho.

2. Corte os legumes e a carne em cubos pequenos.

3. Em uma panela coloque a lentilha, os legumes cortados, a carne e dois litros de água, nesse momento se você não estiver fazendo a sopa para uma criança pequena inclua o caldo de carne, caso contrário prefira o sal em quantidade bem pequena, depois de pronta você pode corrigir o sal para os adultos.

4. Deixe cozinhar em fogo médio e vá adicionando água até que a lentilha esteja macia, isso ocorre mais ou menos com uma hora de cozimento. Como você vai colocando a água aos poucos ela vai formando um caldo e na verdade quando a lentilha estiver no ponto você não vai ter uma sopa aguada.

5. A sopa esta pronta para ser servida.

6. Para o creme leve tudo para o processador e adicione duas colheres de creme de leite, não  esqueça de corrigir o sal. 



7. Sirva o creme com salsa picadinha.



Um comentário :

  1. Olá!

    Estou retribuindo a visita. Gostei do seu blog, bem bacana! Uma coisa que acho interessante é a sugestão de harmonização dos vinhos no final do post. Pra quem é leigo como eu, fica bem mais fácil degustar um bom prato e escolher um vinho mais adequado.

    Assinei o feed dele, vou acompanhar :)

    Abraço,

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...