Brownie das Amigas

Eu sou uma pessoa que prefere mais os salgados, tanto para comer quanto para fazer, bem diferente da minha mãe, que é uma doceira profissional.

Quando eu penso em cozinhar, raramente tenho vontade de fazer algo doce, até porque na minha casa não temos o hábito de comer sobremesas sempre após as refeições, e quando ficamos com vontade, sempre tem um chocolatinho ou um doce da mamis para salvar.

Por isso, nunca saio muito daquilo que sei e gosto quando preciso fazer uma sobremesa, e o Brownie é um doce recorrente para mim, porque eu adoro, agrada facilmente a maioria das pessoas, tem preparo fácil, rápido e o melhor, pode ser feito na véspera!

Certo dia, recebi queridas amigas para jantar em casa e precisava de uma sobremesa que eu pudesse fazer um dia antes, e claro que pensei no queridinho do Brownie imediatamente. Só que desta vez eu decidi inovar e me arriscar em uma nova experiência. A minha tradicional receita de Brownie, que eu adoro, eu já mostrei aqui para vocês, é uma receita básica que pode ser incrementada com o que você quiser. Mas eu já a fiz muitas vezes e achei que era hora de tentar algo novo.

A receita de hoje é um pouco diferente. Passei na cozinha da mamis e subtrai algumas coisinhas que fizeram toda a diferença: Chocolate de Origem com 63% de Cacau, Nozes e gotas de chocolate Callibaut (chocolate Belga amiga!) sabor caramelo, para dar um UP na minha sobremesa. O resultado: um brownie delicioso e bem úmido, com o crocante das nozes e o doce do chocolate em gotas sabor caramelo. Ficou DI-VI-NO! 


Escolher um preferido é difícil... eu adorei os dois. Faça em casa e me contem depois o que acharam!


Brownie das Amigas
Serve 12 pessoas



Você vai precisar de:

200 gr de Chocolate amargo de boa qualidade (usei um 63% Cacau, Chocolate de Origem)
250 gr de Manteiga sem sal
350 gr de Açúcar
70 gr de Farinha de Trigo
80 gr de Chocolate em Pó
4 Ovos grandes
1 colher de chá de Fermento em Pó
1/2 colher de chá de Sal

Opcionais:
100 gr de Nozes picadas
75 gr de Gotas de Chocolate (usei gotas Callibaut sabor Caramelo)


Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel alumínio ou manteiga, unte com manteiga e farinha. 




2. Em uma tigela, misture o açúcar, a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Misture os ingredientes secos e reserve. 


3. Pique o chocolate amargo em pedaços e coloque em outra tigela, junto com a manteiga, para derreter. Você pode fazer isso em banho maria ou no microondas. Para o banho maria, coloque uma banela com um pouco de água no fogo e quando ferver, desligue e coloque a tigela com o chocolate e a manteiga em contato com a água quente, tomando o cuidado para que não entre água no chocolate. Se fizer no microondas, programe para a potência média, e as cada 30 segundos, abrasive and porta para mexer, até que esteja tudo derretido.


4. Quando a mistura de chocolate estiver homogênea, junte as nozes, os ingredientes secos já misturados, aos poucos, sempre mexendo para incorporar bem ao chocolate. Acrescente os ovos, um a um, incorporando totalmente antes de colocar o próximo ovo. No fim, a mistura deve ficar homogênea e sedosa.


5. Despeje a massa na forma previamente preparada, coloque as gotas de chocolate por cima e leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos. O brownie deve ficar assado por fora, mas úmido e macio por dentro. Deixe esfriar antes de cortar em quadrados e servir.






Sirva quente ou frio, come uma bela bola de sorvete de creme. 






4 comentários:

  1. Oi Pati,
    que delícia esse brownie, super caprichado!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pati! Adoro brownie e também conheço a sorveteria Monte Pelmo pois o meu pai mora nos Ingleses e sempre vou passar o natal com ele! Quando vamos aí, não passamos 1 dia sem o sorvete deles! Amamos!

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula... essa sorveteria é mesmo uma perdição! Ainda bem que mudaram de endereço, antes era bem pertinho da minha casa, então também íamos todos os duas. Agora temos que ir de carro, então vamos dia sim, dia não.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou ter que mudar de rotina! Ver blogs de culinária a essas horas, não faz bem para a saúde :O :)))
    Sabe a quanto tempo não façao ou como um brownie... putz, muito!
    Sua receita com esses diferenciais todos, está me chamando :) Ao contrário de você, adoro doces. Fazer e comer hehe
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.