Panettone

Chegou o mês de Dezembro, e com ele toda a magia do Natal que nos encanta e renova em nossos corações todo o carinho e o amor que devemos ter com o próximo.

Adoro esta época do ano, todas as casas decoradas e muitas, mas muitas festas de confraternização! São tantas que para algumas pessoas um mês inteiro é até pouco...

Todas essas confraternizações reúnem amigos e familiares para celebrar mais um ano feliz e desejar que  o próximo ano seja melhor ainda. E normalmente essas comemorações ocorrem ao redor de uma mesa bem farta!

É, não dá para esquecer que no Natal temos cardápios muito especiais, com pratos deliciosos e lindos.

Um dos mais tradicionais é o Panettone, um pão doce de origem milanesa recheado normalmente com frutas secas e bastante perfumado com especiarias. Durante muitos anos eu odiava o tal do panettone... Eu não gosto de frutas secas e os panettones comercializados costumam ser mais secos.

Até que um dia eu experimentei um chocottone que a minha mãe fez e adorei! A massa super macia e muito gostosa. Foi então que no ano passado eu decidi presentear alguns amigos com um panettone caseiro, feito por mim e pela minha mãe. A receita foi basicamente a do Rogério Shimura, que eu adoro, e que você pode assistir neste link aqui. Fizemos algumas adaptações, para agradar nossos paladares.

Fizemos três versões: o tradicional com frutas secas, o chocotone e um recheado com doce de leite, que ficou maravilhoso! A receita da massa é a mesma para os três. E acredite, é muito fácil de fazer e muito mais gostoso e barato que os comercializados, além de ser um presente carinhoso de Natal.

Então, vamos experimentar?



Panettone


Você vai precisar de:

Esponja:
300 gr de Farinha de Trigo
20 gr Fermento Biológico fresco
200 ml de água

Massa:
800 gr de Farinha de Trigo
180 gr de Açúcar
5 gr de Sal
5 gr de Lecitina de Soja (opcional)
180 gr de Gemas
40 gr Leite em Pó
150 gr de Manteiga
160 ml de Água
10 gr Essência de Panettone
1 pitada de Noz Moscada
Raspas de Laranja e de Limão a gosto

Recheio de Frutas Secas:
400 gr de Frutas Cristalizadas
300 gr de Uvas Passas

Recheio de Chocolate:
600 gr de gotas de chocolate ao leite ou meio amargo

Recheio de Doce de Leite:
3 latas de Leite Condensado cozido
2 Gemas
200 gr de Nozes picadas
100 gr de Damasco picado



Preparo:

1. Comece pela esponja, misturando em uma tigela a farinha com o fermento e em seguida acrescentando a água. Misture bem para formar a esponja - que vai ativar o fermento mais rapidamente. Deixe descansar por 30 minutos.


2. Um uma tigela grande, coloque a farinha (deixe um pouco a parte, talvez não precise usar tudo), e faça um buraco no meio. Coloque neste buraco o açúcar, o leite em pó e a lecitina da seja, que prolongará a validade do panettone para até 30 dias - se não usar ele terá validade de cerca de 5 dias. Misture todos os secos e em seguida acrescente as gemas, a esponja e a água. Misture tudo com as mãos. Somente quando a massa estiver bem compacta, junte o sal (pois ele neutraliza o fermento). 


3. Continue misturando e coloque a massa sobre uma bancada para começar a sovar. Coloque a essência, a noz moscada, as raspas de limão e de laranja e a manteiga em temperatura ambiente, enquanto sova a massa, até que ela fique bem homogênea e macia. O ponto da massa é quando você pega um pedaço dela, abre e ela não rasga.


4. Com a massa pronta, agora é só rechear. Para o recheio de Frutas Secas ou Chocottone, basta abrir a massa, espalhar o recheio sobre ela e amassar mais uma vez incorporando bem, deixando o recheio bem espalhado na massa. Depois pese porções de massa conforme a capacidade de sua forma de papel (especial para panettone). Eu usei forminhas para panettones de 550 gr, então eu pesei essa quantidade de massa, arrumei cada porção numa bolinha e deixei dentro das formas de papel por cerca de 1 hora, cobertas com um pano seco, para fermentar e crescer. Antes de assar, faça um corte de leve em formato de cruz na superfície do panettone, para que não rasgue o seu panettone enquanto ele assa.




Para o recheio de Doce de Leite: Misture todos os ingredientes.

Para rechear,divida a massa em porções de aproximadamente 400 gr (de 5 a 6 porções), abra cada porção de massa com as mãos sobre uma superfície levemente enfarinhada e espalhe um pouco do recheio por cima. Enrole feito um rocambole, mas procure não deixar recheio aparente. 



Una as pontas do rocambole e delicadamente vá dando a forma de uma bola à massa. Coloque as porções nas forminhas de papel e deixe crescer por cerca de uma hora, cobertas com um pano seco.  Antes de assar, faça um corte de leve em formato de cruz na superfície do panettone, para que não rasgue o seu panettone enquanto ele assa. Leve para assar em forno pré aquecido a 180º, até que fiquem dourados.



Dica: Para cozinhar as latas de leite condensado, coloque-as (sem o rótulo) em uma panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, retire as latas da panela, mas só abra quando estiverem completamente frias! Isso é muito importante, pois o leite condensado quente pode estourar e queimar você.






12 comentários:

  1. Amiga
    Sabe quando eu vou conseguir fazer um desses? Nunca.
    É trabalho demais. E delícia demais. Principalmente esse de doce de leite, que já estou aqui sonhando e imaginando... nhaaaaaaam!
    Beijinhos da Ju!

    ResponderExcluir
  2. Olá, a Lecitina de Soja é para o panetone não ficar seco não é? Em que parte do modo de preparo ponho-a?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila.

      Está na segunda etapa do preparo!

      Excluir
    2. Ah sim, passei despercebida lendo rs obrigada! Essa receita fica parecida com os industriais, macios e não secos?

      Excluir
    3. Olá Pati, você não teria a receita sem ser em gramas não? Pois não tenho balança. Obrigada!

      Excluir
  3. A lecitina de soja é líquida ou em pó? É como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila.

      Você pode usar a lecitina de soja em pó ou liquida, porem a que está sendo usada na receita é em pó, veja que diz 5g (gramas é pó, se liquida seria 5 ml).

      Excluir
  4. Tento fazer essa receita mas a massa fica muito mole, onde estou errando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gláucia. Você está usando uma balança de medidas? Pois a receita está toda em gramas, inclusive os ovos. Se ainda assim estiver ficando muito mole, acrescente um pouco mais de farinha, ás vezes algumas farinhas são mais úmidas e precisa acrescentar um pouco mais.

      Excluir
  5. o leite pra receita tem q ser em pó ou posso substituir pelo líquido?

    ResponderExcluir
  6. vc sabe me dizer quantos mini panetones essa receita rende??

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.