Bolo de Blueberry

Vou começar o ano postando uma receita deliciosa, perfumada, e DOCE, para que este ano seja assim, doce e gostoso!

Esse bolo é delicioso e dos que eu faço, o meu preferido. Me apaixonei pelos muffins de blueberry ainda enquanto morava nos EUA, e foi lá que aprendi esta receita. Durante algumas noites eu tinha um emprego extra na confeitaria do Foxwoods Casino, e todas as noites eu me deliciava experimentado vários quitutes.

O meu preferido sempre foi o Blueberry Muffin com farofinha em cima. Essa receita na verdade é para muffins, mas eu acho mais prático fazer na forma de bolo inglês, e acho também que isso faz com que o bolinho fique mais úmido.

Quando voltei para o Brasil, por muito tempo senti saudades deste bolinho, já que essa frutinha não existia por aqui, mas foi só o Mirtilo, como é chamado no Brasil, aparecer nas prateleiras para eu começar a procurar a receita. 

Não é sempre que eu faço, já que doces não são meu ponto fraco e, convenhamos, não é uma frutinha muito barata. Mas vale o investimento, vez ou outra... E foi a receita escolhida para eu estrear a minha linda, maravilhosa e tão desejada batedeira KitchenAid (olha como ela é lindaaaa). Ahhh, o marido também adora este bolinho, e é sempre bom fazer um agradinho né!?




Bolo de Blueberry
Rende 1 bolo ou 10 - 12 muffins

Você vai precisar de:

1 1/2 xícara de Farinha de Trigo peneirada
1/2 colher de sopa de Fermento em Pó
1 pitada de Bicarbonato de Sódio
1 pitada de Sal
70 gr de Manteiga
1/2 xícara de Açúcar
1 Ovo grande
1 colher de chá de Casca de Limão ralado
180 gr de Iogurte Natural
1 xícara de Blueberries / Mirtilos

Farofinha:
1/4 xícara de Açúcar
3 colheres de sopa de Farinha de Trigo
1 colher de sopa (cheia) de Margarina ou Manteiga
Canela a gosto


Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 180º.

2. Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

3. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique fofa. Junte o ovo e quando estiver bem incorporado, acrescente a casca de limão e em seguida coloque aos poucos a mistura de farinha, intercalando com o iogurte natural, batendo após cada adição para incorporar, mas não bata demais.


4. Com a batedeira desligada e com o auxílio de uma colher, misture delicadamente os blueberries à massa (se usar a fruta fresca, polvilhe antes uma colher de farinha de trigo sobre elas, para que não afundem na massa).

5. Coloque a massa em uma forma para bolo inglês previamente untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha (se usar formas de silicone, não precisa untar). Você também pode colocar a massa em forminhas para muffin, enchendo 2/3 da forma. 


6. Para fazer a farofinha, misture todos os ingrediente com as pontas dos dedos ou com um garfo, e polvilhe sobre a massa. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que fique dourado e o palito saia limpo.








8 comentários:

  1. Nossa, adorei a receita! Fiz ontem mesmo. Estava em busca de alguma receita para aproveitar os mirtilos que tinham sobrado das festas de fim de ano e este bolo ficou realmente maravilhoso!

    Super aprovado! E parabéns pelo Blog, está lindo

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, parabéns pelo blog. Eu já o acompanhava antes e já teste algumas de suas receitas, todas são muito boas. Gostei muito das mudanças, e este bolo, parece mesmo muito saboroso!

    ResponderExcluir
  3. Ola. Não achei essa fruta na minha cidade. Belém Pa. Rs. Vc pode me sugerir com o que substituir? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar qualquer outra fruta vermelha, como morangos, amoras, framboesas... Já experimentei com morangos e ficou uma delícia também. O mirtilo ás vezes é vendido congelado, talvez você o encontre assim.

      Beijos

      Excluir
  4. Nossa simplesmente perfeito! já é o meu favorito. uma verdadeira delícia.

    ResponderExcluir
  5. Pode fazer com farinha integral ao invés de farinha branca? Só mais uma pergunta...na ausência de ovo grande, pode usar dois ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarice. Acredito que o resultado final usando a farinha integral não seja o mesmo, com um bolinho macio. Eu nunca testei, caso você faça me avise como ficou.
      O ovo, se for pequeno, você pode usar um e meio: bata um dos ovos e use apenas a metade, mas se forem bem pequenos pode usar dois, talvez você precise de um pouco mais de farinha caso a massa fique muito mole.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.