Frango Supreme


Vou dizer uma coisa para vocês... esse molho fica tão bom, que você vai acabar lambendo a travessa! 

O frango fica macio com um molho cremoso, delicioso e muito perfumado. Essa receita foi inspirada em uma da Julia Child, digo inspirada porque, para variar, não segui a receita à risca! A receita original era com peito de frango, eu usei sobrecoxas desossadas, troquei o vermute por vinho Madeira e o champignon fresco pelo em conserva, pois não achei no supermercado no dia em que fiz a receita.

Bom, essa ainda não foi a primeira vez que eu testei uma receita dela na íntegra, mas ficou tão gostoso e diferente do que eu já tinha experimentado que eu fiquei bem tentada a fazer outra receita dela logo logo...

Então não perca tempo e experimente. Você pode servir com arroz ou massa, eu servi com spaghetti e ficou perfeito!



Supreme de Frango
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

1 kg de Peito ou Sobrecoxas desossados
1 Cebola picada
1/2 Cenoura picada
100 gr de Cogumelo Paris Fresco (usei champignons)
1 Limão
2 colheres de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
3 xícaras de Caldo de Galinha
1/2 xícara de Vinho Madeira (ou Vermute)
1 Buquê Garni
150 gr de Nata (ou creme de leite fresco)
1 Gema
Noz Moscada
Pimenta do Reino
Sal 

Buquê Garni
1 Folha de Louro
Ramos de Salsa
Ramos de Tomilho

Preparo:

1. Tempere o frango com sal, pimenta e suco de limão. Reserve e deixe marinar por pelo menos meia hora.


2. Corte a cenoura e a cebola em cubinhos bem pequenos e refogue na manteiga com um fio de azeite por cerca de 5 minutos, mas sem deixar dourar. Retire da panela.

3. Na mesma panela, coloque os pedaços de frango e frite por cerca de 4 minutos, virando quando necessário. Tampe a panela e deixe por mais 4 minutos - é bom usar uma panela que mantenha bastante calor. Abra a panela e polvilhe os frangos, primeiro um lado e depois o outro, com  1 colher de farinha de trigo com a ajuda de uma peneira. Cubra a panela novamente e deixe cozinhar por mais 4 minutos.


4. Retire os pedaços de frango da panela e junte o vinho e o caldo quente, mexendo para deglaçar o fundo da panela (soltar o fundo escuro que se formou, que dará mais sabor ao molho). Adicione o refogado de cebola e cenoura, o buquê garni e os cogumelos. Volte os pedaços de frango à panela, e se não ficarem cobertos pelo caldo, adicione mais caldo ou água quente. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 25 - 30 minutos. Estará no ponto quando o frango estiver macio.


5. Desligue o fogo e remova novamente os pedaços de frango da panela. Em uma tigela, bata a nata com a gema. Junte 1 colher de suco de limão e noz moscada ralada na hora a gosto.  Adicione algumas colheres do molho quente aos poucos, mexendo sempre, e depois misture tudo na panela. Deixe ferver por 1 minuto. Se o molho não ficou cremoso, adicione 1 colher de farinha de trigo diluída em água fria e cozinhe por mais um minuto, mexendo sempre. Volte os frangos à panela e sirva em seguida com massa ou arroz.




5 comentários:

  1. Ai que delicia!
    Adorei e almoçava de novo.
    Excelente sugestão.

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  2. A alteração que você fez me agradou muito, porque para mim a sobre coxa tem uma carne muito mais saborosa que o peito do frango! Deve ter ficado divino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro mil vezes mais a sobrecoxa Vivi!

      Excluir
  3. Realmente tens razão: é de lamber a travessa! kkkkk
    Só tive que fazer uma "pequena" alteração, pois o supermercado só tinha vinho madeira de 10 anos (ou seja, caríssimo). Substitui o vinho por conhaque e mesmo assim ficou um delícia, guria! Servi com Bavette n. 13 da Barilla (que eu adoro!). Mais do que aprovado! Obrigada por dividir!

    Um beijo,
    Graziela Da Correggio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Graziela, por dividir comigo o resultado do seu prato!

      Beijinhos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.