Talharim ao Molho de Camarão e Queijo Gruyère - Massa Dazamigas!


Esta massa devia ter sido postada no mês passado, mas acabei esquecendo de programar e achei ela agora, então apresento para vocês outra versão de massa com camarão, que ficou muito gostosa!

Neste último Natal, tive o prazer de receber Azamigas - um grupo de amigas muito especiais - em meu apartamento para comemorarmos no Natal Dazamigas!


A princípio até pensamos em fazer uma mini Ceia, mas como o jantar aconteceu num dia de semana, não teríamos tempo para preparar tudo, então decidimos por um prato único com camarão! E foi aí que surgiu essa massa deliciosa, inspirada nesses dois pratos: Spaghetti Santo Antônio e Spaghetti Mafioso. Queria um molho leve como o primeiro, mas com um sabor mais marcante, como o Mafioso... mas uma dazamigas não é muito fã do queijo gorgonzola, por isso ele foi substituído pelo queijo Gruyère, e ficou delicioso!

Fácil, rápido e muito gostoso! Quer receita melhor que essa para surpreender?



Talharim ao Molho de Camarão e Queijo Gruyère
Serve (bem) 5 pessoas


Você vai precisar de:

600 gr de Camarões médios - já limpos
400 gr de Talharim (usei uma marca bicolor)
1 Cebola pequena picadinha
5 Dentes de Alho ralados
3 colheres de sopa de Manteiga
2/3 de xícara de Vinho Branco Seco
450 gr de Nata ou Creme de Leite Fresco
200 gr de Queijo Gruyère ralado na hora
Azeite
Lemon Pepper
Farinha de Trigo
Sal e Pimenta do Reino


Preparo:

1. Coloque a massa para cozinhar em bastante água fervente, temperada com sal. Também coloquei um raminho de tomilho, para dar mais sabor.

2. Tempere os camarões com sal e Lemon Pepper (se não tiver, substitua por raspas de limão e pimenta). Deixe marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos. Coloque os camarões num prato e polvilhe com um pouco de farinha de trigo (vai deixar os camarões sequinhos e ajuda a encorpar o molho). 


3. Em uma panela grande, derreta  uma colher de manteiga com um fio de azeite e salteie os camarões aos poucos, até ficarem rosados. Não coloque todos os camarões ao mesmo tempo, para que não soltem água e acabem ficando cozidos. Reserve.

4. Na mesma panela em que fritou os camarões, acrescente mais manteiga e azeite para refogar a cebola e o alho, até que fique transparente, sem deixar dourar. Acrescente o vinho branco e mexa para deglaçar o fundo da panela (soltar os resíduos da fritura dos camarões, para dar mais sabor ao molho).

5. Em seguida, acrescente a nata e o queijo gruyère. Mexa para derreter o queijo, acerto o sal e tempere com Noz Moscada e Pimenta do reino moídas na hora. Volte os camarões para a panela e sirva imediatamente com a massa.


3 comentários:

  1. Eu fiz o molho branco! E depois fiz os camarões temperados com sal , limão e pimenta do reino! . depois da massa pronta eu coloquei uma caixinha de creme de leite. Depois mistrurei tudo em uma travessa. Ficou uma delícia. Bom apetite.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!! Eu e meu marido amamos! Vai ser a receita da noite de ano novo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Li! Obrigada por compartilhar comigo sua experiência. Beijos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.