Bacalhau Gratinado com Camarão


Olá meus queridos! Estão gostando do Especial de Páscoa deste ano? Eu adorei dividir com vocês algumas dicas de decoração de Páscoa, e agora eu divido com vocês uma receita maravilhosa e diferente para você arrasar nesta Páscoa!

Este gratinado de Bacalhau com Camarão é uma delícia e é um prato fácil de fazer, embora tenha várias etapas: molho, purê e refogados. Mas vale muito a pena, pode apostar! O melhor é que ele pode ser servido em uma travessa grande como prato principal acompanhado de uma saladinha, ou em ramequins individuais, como entradinha de um jantar (foi o que eu fiz no jantar de Natal Dazamigas, olha o prato principal aqui).

E ele pode ser preparado na véspera também. Nas duas ocasiões eu deixei tudo pronto, tampei com plástico filme e deixei na geladeira, retirei uma hora antes de servir e decorei com as batatinhas (que devem ser colocadas na hora, pois escurecem). 

Fica aqui a dica de um prato delicioso e diferente com Bacalhau.




Bacalhau Gratinado com Camarão
Serve 6 pessoas


Você vai precisar de:

500 gr de Bacalhau em lascas
500 gr de Camarão limpo
3 colheres de sopa de Requeijão
1 kg de Batatas (preferencialmente a Asterix - de casca rosada)
1 Cebola picada
1 Alho Poró fatiado
150 gr de Nata (ou creme de Leite)
100 gr de Azeitonas Pretas picadas
5 colheres de sopa de Manteiga
600 ml de Leite
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
Noz Moscada
Sal e Pimenta
Azeite

Preparo:

Refogado de Bacalhau
1. Comece dessalgando o seu bacalhau. Se você comprá-lo em lascas, é mais rápido o processo. Coloque o peixe em uma tigela e cubra com água fria e deixe descansar na geladeira por cerca de 6 horas, trocando a água 2 vezes. Se você usar o bacalhau em postas, primeiro passe as postas em água corrente para retirar o excesso de sal. Coloque as postas em uma tigela, cubra com água fria e deixe na geladeira de 24 a 36 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia.

2. Com o bacalhau já dessalgado, escorrido e desfiado, leve-o para cozinhar em uma panela com um pouco de água, até levantar fervura. Escorra e reserve. 



3. Em uma panela, refogue em um fio de azeite o alho poró. Quando estiver macio, acrescente o bacalhau pré cozido e as azeitonas picadas. Refogue por alguns minutos, sem deixar o refogado seco  e tempere com sal e pimenta a gosto. Retire do fogo e reserve.

Refogado de Camarão
1. Grelhe os camarões temperados com sal e pimenta e reserve alguns para a decoração do prato. Acrescente o requeijão. Reserve.



Purê de Batatas
1. Reserve 1 ou 2 batatas para a decoração e cozinhe, escorra e esprema o restante das batatas. Acrescente 2 colheres de manteiga e a nata. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Reserve.

Molho Branco
1. Refogue a cebola em 2 colheres de manteiga e um fio de azeite, até que fique transparente. Acrescente a farinha de trigo e mexa com um fuet para formar o roux (veja aqui dicas de como preparar um delicioso Molho Branco). Acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo, até formar um molho cremoso. Tempere com sal e noz moscada a gosto. Se o seu molho empelotar, ou se preferir que não apareçam as cebolas, você pode bater no liquidificador.



Batata Chips:
1. Lave bem as batatas e seque-as. Você pode usar um fatiador de legumes bem fino, se tiver, como eu não tenho, fatiei com uma faca afiada. Mantenha os chips imersos em água gelada, e quando for usar, escorra e seque bem, ou corte-os quando terminar a montagem.



Montagem:
1. Unte uma travessa com um pouco de manteiga e faça camadas da seguinte forma: uma camada fina de molho branco, purê, bacalhau, purê, camarão e vá repetindo até terminar a travessa. Finalize com uma camada de molho e arrume as batatas fatiadas finamente em chips. Derreta uma colher de manteiga e pincele por cima das batatas. Leve ao forno médio para gratinar por cerca de 30 - 40 minutos. Decore com camarões grelhados.





Para os ramequins: Para 6 unidades, eu fiz meia receita e não usei o refogado de camarão. Fiz uma camada de molho branco, purê, bacalhau, purê, molho branco e finalizei com chips de batatinhas pequenas.



4 comentários:

  1. Maura Silva Jardim25 de março de 2013 11:22

    Meu Deus Patrícia, morri com essa receita! Estou salicando aqui. Que pecado para uma segunda-feira hehehe.

    Anotei a receita e vou fazê-la para o almoço de Domingo de Páscoa da família. Adorei que pode ficar pronta de véspera.

    Obrigada por compartilhar conosco receitas tão deliciosas com todas as fotos do passo a passo, ajuda-nos e muito!

    Beijão e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você Maura! Depois me conta como ficou. Beijos e Feliz Páscoa para você também!

      Excluir
  2. Hummm que delícia de receita. Obrigada pela resposta do seu e-mail, você é muito gentil e atenciosa. Por isso seu blog é um sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Fernanda, sempre que precisar e estiver ao meu alcance, será um prazer te ajudar! E obrigada pelo carinho. Beijos e Feliz Páscoa!

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.