Caldo Verde


E como prometido, o frio do Alaska chegou. Hoje, quem teve coragem de sair debaixo das cobertas cedo enfrentou frio e chuva, com sensação térmica de aproximadamente 5º aqui em Floripa. Nos interiorrr dizem que teve até nevasca... oi?

Tudo bem, para os padrões brasileiros foi muita neve ou geada mesmo. O que importa é que tá frio pra xuxu, como fizem os manézinhos. 

Em dias como esse, uma sopinha é salvadora da pátria, porque só uma sopa gostosinha e fumegante aquece bem o nosso corpitcho. E se você, assim como eu, adora uma sopinha anote a receita deste Caldo Verde, que é o campeão de solicitações de receita nos últimos dias.

O meu Caldo Verde é bem saboroso, com sabor bem marcante das "carninhas". Não é uma sopa suave. E fica uma delícia! Para um dia frio como o de hoje, é perfeito! 

Ahh, se sobrar pode congelar por até 3 meses. Eu congelei o que sobrou em saquinhos de alimentos na porção exata para uma refeição. E sobrou porque o meu marido não gosta de sopa... inacreditável né!?

Hoje a noite vai ser dia de sopa lá em casa também, e na sua? Aqui tem algumas sugestões para você esquentar a sua noite fria com uma sopinha... ou quem sabe até fazer um festival de sopas (ai que delícia!)



Caldo Verde
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

Caldo:
1 Cebola pequena em pedaços
1 Tomate partido em 4 partes
1/2 Cenoura em pedaços
1 dente de Alho amassado
1/2 xícara de Vinho Branco Seco (opcional)
1 folha de Louro
Ervas Frescas a gosto
Azeite

Sopa:
4 Batatas
1 maço de Couve
1 litro de Caldo - aproximadamente
1/2 xícara de Bacon picadinho
1/2 xícara de Linguicinha picadinha
130 gr de Paio fatiado 
1/2 Cebola picada
1 dente de Alho ralado
1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
Azeite
Sal

Preparo:

1. Prepare o caldo, refogando rapidamente em um fio de azeite a cebola, a cenoura e o alho.  Acrescente o vinho e cubra com cerca de 1,5 litros de água. Junte o tomate, o louro e as ervas frescas (usei salsa, cebolinha e tomilho). Deixe ferver por cerca de 20 minutos. Coe, elimine os legumes e reserve o caldo quente.


2. Coloque as batatas picadas em uma panela com 3 folhas de couve, cubra com o caldo e leve para cozinhar. 


3. Enquanto as batatas cozinham, retire os talos das folhas de couve, inclusive o centro mais duro (eu congelo para colocar em caldos de legumes). Sobreponha as folhas e enrole-as formando um charutinho. Fatie bem fininho e reserve.


4Quando as batatas estiverem cozidas, bata no liquidificador com uma parte do caldo e vá acrescentando caldo até ficar no ponto de sopa cremosinha. Não coloco todo o caldo de uma vez, para não ficar aguada. Pode bater com um mixer também, se preferir. Reserve.


5. Em um panela, refogue o bacon, sem deixar dourar. Eu tiro quase toda a gordura do bacon, e ainda assim não preciso acrescentar azeite, mas se você achar que está grugando no fundo da panela, coloque um fio de azeite. Em seguida, acrescente a linguicinha e o paio, refogue por uns dois minutinhos e junte a cebola e o alho ralado. Por último, coloque a couve fatiada e o bicarbonato de sódio (para deixá-la bem verdinha). Mexa para refogar bem por um minuto e acrescente o creme de batatas. Misture tudo e acerte o sal somente no final, pois as linguicinhas e o bacon são muito salgados!



7 comentários:

  1. Adorei a receita. Sempre que como caldo verde acho sem gosto e ralo, mas esse está bem temperado e mais grossinho. Vou testar!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que legal Aline!! Eu também não gosto de sopa rala e sem sabor.

      Beijinho e obrigada por compartilhar comigo!

      Excluir
  3. Esse caldo ode congelar? Ouvi dizer que batata não se congela.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan. A batata quando congelada muda um pouco a sua estrutura, ficando um pouco "esfarelenta". Mas nesta receita, como ela está misturada a bastante caldo, não tem problema. Ao aquecer, basta misturar bem que ela já fica homogênea novamente.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi, Adelyne. A batata quando congelada muda um pouco a sua estrutura, ficando um pouco "esfarelenta". Mas nesta receita, como ela está misturada a bastante caldo, não tem problema. Ao aquecer, basta misturar bem que ela já fica homogênea novamente.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.